Visitas: 3971
Usuários Online: 1
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, inaugurarão, nesta sexta-feira, 13/09, às 9h, o Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí. O polo industrial é composto pela maior Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do país. As obras de implementação do projeto criaram cerca de 10 mil postos de trabalho.
Além do gasoduto implantado para o escoamento de gás natural e da UPGN, a Petrobras está desenvolvendo projetos no Complexo que incluem duas termelétricas a gás, para participação nos leilões previstos pelo setor elétrico, e unidades de refino para produção de combustíveis e lubrificantes.
O Complexo de Energias Boaventura
Como forma de homenagear a história da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, a Petrobras nomeou o polo industrial onde está instalada a UPGN como Complexo de Energias Boaventura, em referência ao Convento São Boaventura, localizado dentro da unidade e considerado uma das primeiras construções da região hoje conhecida como município de Itaboraí. As ruínas do convento foram preservadas pela companhia.
Após a conclusão das obras de todo o Complexo, o conjunto de unidades terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1). A planta operará em sinergia com a Refinaria Duque de Caxias (Reduc).
Fonte: Agência Petrobras
Foto: Bruno Castro / Agência Petrobras